... lacrimae sanguis animae sunt ...

05 March 2007

A Verdade Cristã

Todas as religiões defendem suas crenças e buscam converter os não-crentes de modo a fortalecer sua fé e doutrina. Todas têm como objetivo ‘conduzir a um deus os que crêem’. Entretanto, os cristãos vêem isso de um modo diferente.

Os cristãos (partindo da crença católica que constitui o grupo originalmente cristão) acreditam que se reunindo eles possuem mais força para estar mais próximo de Deus, e para eles os que não crêem estão afastados de Deus. Por isso possuem a tarefa que é o motivo mais importante da existência da Igreja: a evangelização.

Nas Escrituras, Jesus fala que a missão do cristão é anunciar o que ele chama de “Boa nova” e “Verdade”. Essa Boa Nova é a notícia que Deus se fez humano e viveu entre nós, se entregou e sofreu física, psicológica e espiritualmente pela verdade que é ele próprio e, como todo-poderoso, ressuscitou provando ser que ele afirmou que era.

Deus é amor e o amor foi dado aos homens. Enquanto os homens viveram através do amor, estavam com Deus. Ao ver o amor sendo esquecido e trocado pelo ódio, ambição e egoísmo, Deus depositou no humano a esperança de ver o mundo viver através do amor. Ele se faz homem, anuncia e prega o amor, é morto por isso e supera a morte, para que os que acreditassem na sua ressurreição acreditassem e vivessem o amor.

Estes dois últimos parágrafos resumem a Verdade Cristã. Em princípio, o cristão crê que possui a missão que divulgar o amor, e convencer através da Palavra e do Amor o que não crê ou não conhece Jesus é sua garantia de estar com Deus.

O grande problema na evangelização é que muitos cristãos pensam que podem convencer pessoas simplesmente obrigando-as a acreditar incondicionalmente em toda a doutrina. Isso é errado. É preciso primeiro que o não-crente dê seu sim para Deus, para depois escolher um caminho para chegar até Ele.


"Crê para compreender; compreende para crer." - Santo Agostinho

No próximo post, mostrarei os passos a serem dados para acreditar no Cristianismo e entender porque temos uma única Verdade.

Renan C. Ferreira, católico romano
posted by Renan C. Ferreira at 1:16:00 AM

0 Comments:

Post a Comment

<< Home