... lacrimae sanguis animae sunt ...

29 December 2006

Por que ser Faixa Preta?



Por que ser Faixa Preta?

No dia 10 de dezembro fiz o exame para alcançar a faixa preta na arte marcial coreana Tae Kwon Do. Na verdade, conheci esta arte e comecei a treiná-la em 1996, dez anos atrás. Por vários motivos parei duas vezes (de 1999 a 2001 e de 2003 a 2006). Quando me mudei para Pelotas em março desse ano, pensei na possibilidade de voltar a treinar. Procurei o certificado da última faixa que alcancei e procurei um mestre que o aceitasse. Acabei me filiando ao Mestre Isaque, sendo aluno da prof.ª Mirella, aluna dele.

Comecei então a me preparar para alcançar a faixa preta ainda em 2006. Em novembro, já estava na última faixa antes da preta. Existem dez faixas nessa caminhada.

No domingo, dia 10, aconteceu o exame. Uma redação, os chutes, as formas, as técnicas de mão, a defesa pessoal, os quebramentos e as lutas. Tudo numa tarde insuportavelmente quente. Eu não estava totalmente preparado, mas consegui. Agora sou Faixa Preta.

Mas e aí? O que é que tem? Qual o significado disso?
Pra mim, faixa preta não significa que agora sou o “bonzão” que pode bater em qualquer um, muito menos “aquele” que pode dar ordens. Faixa preta pra mim significa o início. O início da luta. É aqui que começa a busca por perfeição. E a perfeição no Tae Kwon Do é a perfeição do corpo, da mente e do caráter. Serei exemplo para muitos que sonham, como eu sonhei, com a faixa preta. Na equipe, será esperado de mim um modelo, o caráter de alguém que tem experiência pra compartilhar com seus colegas. Muitos, depois de formados faixas pretas, param de treinar afirmando que ‘já chegaram lá’.

Chegando aqui, a este grau, vejo melhor que meu objetivo ao treinar Tae Kwon Do não é estar na faixa preta, mas procurar ser melhor, a cada dia, e mostrar que os cinco princípios que regem esta arte não são apenas teoria.

CORTESIA
INTEGRIDADE
PERSEVERANÇA
AUTO-CONTROLE
ESPÍRITO INDOMÁVEL
posted by Renan C. Ferreira at 12:42:00 AM

0 Comments:

Post a Comment

<< Home