... lacrimae sanguis animae sunt ...

12 November 2006

Dez conselhos

I - Procurarei viver pensando apenas no dia de hoje, exclusivamente neste dia, sem querer resolver todos os problemas da minha vida de uma só vez.

II - Hoje, apenas hoje, procurarei ter o máximo cuidado na minha convivência, cortês nas minhas maneiras, a ninguém criticarei, nem pretenderei melhorar ou corrigir à força ninguém, senão a mim mesmo.

III - Hoje, apenas hoje, serei feliz. Na certeza de que fui criado para a felicidade, não só no outro mundo, mas também já neste.

IV - Hoje, apenas hoje, me adaptarei às circunstâncias, sem pretender que sejam todas as circunstâncias a se adaptarem aos meus desejos.

V - Hoje, apenas hoje, dedicarei 10 minutos do meu tempo a uma boa leitura, recordando que assim como o alimento é necessário para a vida do corpo, a boa leitura é necessária para a vida da alma.

VI - Hoje, apenas hoje, farei uma boa acção, e não direi a ninguém.

VII - Hoje, apenas hoje, farei ao menos uma coisa que me custe fazer, e se me sentir ofendido nos meus sentimentos, procurarei que ninguém o saiba.

VIII - Hoje, apenas hoje, farei um programa detalhado do meu dia, talvez não o cumpra perfeitamente, mas ao menos o escreverei, e fugirei de dois males, a pressa e a indecisão.

IX - Hoje, apenas hoje, acreditarei firmemente, embora as circunstâncias mostrem o contrário, que Deus se preocupa comigo, como se não existisse mais ninguém no mundo.

X - Hoje, apenas hoje, não terei medo algum, de modo especial não terei medo de gozar o que é belo, e de crer na bondade.


Este texto foi escrito por Angelo Giuseppe Roncalli, o Papa João XXIII (1958 - 1963). Ele foi um dos papas mais importantes da atualidade. Foi ele quem, ao convocar o Concílio Vaticano II, trouxe a Santa Igreja à era moderna, reformulando suas crenças e se abrindo para o mundo. Depois do Concílio, a Igreja se atualizou, reafirmando depois de 2000 anos de existência que sua missão é unir quem acredita em Jesus, e que isso independe de fronteiras políticas ou geográficas. Sobreviveu às guerras da humanidade, ao protestantismo, ao ceticismo e a todo o ataque ateu. Está em todos os países, e move milhões a cada passo de seu líder. Nenhuma instituição religiosa tem tanta influência na fé de seus crentes.

Todos os dias, quando acordo, leio estes dez "conselhos" de serenidade do Papa João XXIII e tento, a cada hora, viver com eles e buscar Deus em cada mínima coisa que cruza minha vida. A cada dia vejo que existe mesmo nos homens que ocupam o cargo papal o poder e a santidade dada por Deus e descrita na Bíblia.

Leia ele só mais uma vez. Pensei nessas palavras. Um abraço.
posted by Renan C. Ferreira at 7:49:00 PM

0 Comments:

Post a Comment

<< Home